terça-feira, 3 de setembro de 2013

Não jogue fora, reaproveite! Ideias para laquear os seus móveis antigos.



Se você pretende dar uma cara nova à sua decoração e também aos móveis usados, sem gastar muito, uma boa opção é colori-los com laca. Este acabamento proporcionará  um aspecto moderno à peça, sobretudo, se for usada uma cor vibrante e luminosa.

visualizador visualizador visualizador visualizador










Tire proveito de sua durabilidade e beleza para destacar as peças. Com esse tipo de tinta e técnica, é possível pintar superfícies como portas e rodapés, armários, mesas, cadeiras e até artesanatos, caso estes objetos sejam feitos de madeira.
Existem acabamentos foscos, acetinados ou brilhantes, e também uma cartela com muitas opções de cores. Neste mercado, podemos encontrar diferentes tipos de marcas, desde as mais tradicionais até produtos que têm como base esmalte sintético e poliéster. Estes citados por último, tendem a ser mais caros, pois tratam-se de materiais ultrafinos e fluídos.
A escolha mais adequada é a tinta automotiva, que, para manter o seu brilho e cor, é recomendável o uso de cera específica a cada 6 meses, igual acontece com carros. Em móveis como mesas e cômodas, deve-se colocar um vidro sobre o tampo para protegê-los dos riscos. Para a limpeza diária, o correto é fazer uso de  detergente neutro ou sabão de coco e, também, uma flanela seca para remover todos os resíduos. 
Um bom trabalho com laca deve ser feito basicamente assim:
• Você pode optar por pintar o móvel inteiro ou desmontá-lo;
• Primeiro deve-se lixar, até tirar todo o verniz ou cera. Depois de lixar o móvel, é preciso passar um pano úmido para tirar o pó. Em seguida, aplica-se uma, duas ou três demãos de tinta fosca branca. Este procedimento é necessário para preparar o fundo para aplicação da tinta laca.  Esta aplicação pode ser feita de duas maneiras:
    1. Utilizando uma pistola de ar comprimido, que garante maior resistência e durabilidade aos móveis. Para isso, será preciso dissolver a tinta de modo adequado à pistola. 

    2. Pintar com pincel, usando tamanhos diferentes para cada parte da peça que está sendo trabalhada.  O pincel ideal para laqueamento é o de cerdas de seda, para que não arranhe a superfície. Desta forma, o trabalho é mais difícil e geralmente é necessário dar alguns retoques no final.

visualizador visualizador visualizador visualizador visualizador

Nenhum comentário:

Postar um comentário