quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Boas ideias para reaproveitar peças de madeira


Você resolveu reformar a casa e agora tem uma porção de móveis de madeira que parecem não combinar mais com o novo ambiente? Antes de jogá-los fora, avalie se aquela peça pode ganhar novo uso. Foi isso que aconteceu com os módulos brancos de madeira da foto abaixo.


 
 
Que tal dar uma espichada de olho e perceber o que, na sua casa, também poderia ser reutilizado desse jeito? Inicialmente, eles foram comprados pelo morador do apartamento para fazer as vezes de criado mudo e móvel para apoiar a televisão. Depois de reformar a casa, contudo, ele sentiu necessidade de alterar também a decoração. Só que descartar peças de madeira nobre, que ainda estavam em bom estado, parecia um enorme desperdício. Dessa forma, o desafio foi pensar em diversas maneiras de reaproveitar o que já tinha. E essa foi a prioridade na hora de decorar: reciclar uma porção de elementos da configuração antiga. Por exemplo, a estante feita para a televisão, na sala, recebeu uma prancha de freijó e os já conhecidos módulos brancos. Assim, a estante ganhou nichos mais fechados, apoio para coleções, livros, porta-retratos e outros pequenos objetos. O conjunto ficou bem harmonioso.

Retalhos de madeira

 
 
Foi usando pedaços de madeira, descartados em uma marcenaria, que este painel foi feito. Colocado atrás de uma cama de casal. Foram juntados todos os restos de madeira que vão se acumulando. A única recomendação  dada  foi que não usassem peças muito claras ou muito escuras. O resultado foi um painel com quase 3 metros de comprimento por 1 metro de altura, que mudou totalmente o quarto, sem reforma ou grandes gastos – de dinheiro e de recursos da natureza.
É possível repetir esse mesmo efeito utilizando sobras de madeira do piso laminado, de móveis que estão em desuso e outras peças de marcenaria, como portas, armários ou estantes. O objetivo é conseguir o melhor resultado possível, aproveitando a maior quantidade de material, ou melhor, de sobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário